Apocalipse 1.4 diz: "... A vocês, graça e paz da parte daquele que é, que era e
que há de vir, dos sete espíritos que estão diante do seu trono".
QUEM SÃO OS SETE ESPÍRITOS?
ALGUMAS INTERPRETAÇÕES:
1.
Muitos interprete acredita
que seja anjos. Os antigos criam que elevados poderes angelicais habitavam nos
planetas e estrelas, ou que seus corpos eram exatamente esses corpos celestes.
É possível que esses sete espíritos representem exaltados poderes cósmicos, que
estariam sujeitos ao controle de Cristo.
2.
Alguns interpretes pensam
que esses sete espíritos são os mesmos
sete arcanjos das especulações judaicas, referidas em Eze 9.2, Tobias 12;15, I
Enoque 20: 1-8.
3.
Outros pensam que os sete
espíritos fazem meras alusões místicas e simbólicas ao próprio Cristo. Esses
espíritos são os sete olhos do Cordeiro, ou seja, as sete formas básicas da revelação de Cristo no
mundo. O Cordeiro tem: sete chifres; sete olhos; esses são os sete espíritos de
Deus.
A IDÉIA MAIS PROVÁVEL:
Os sete espíritos Representam
a terceira Pessoa da Trindade (observe que o Pai e o Filho foram mencionados
antes, no v. 2) .
COMO PODERIA O ESPÍRITO SANTO SER REPRESENTADO
POR SETE, EM VEZ DE UM?
Bem, a primeira aparição do Espírito Santo em sete facetas ocorre
em Isaías 11.2:
1. O Espírito do SENHOR
repousará sobre ele [o
Messias],
2. O Espírito que dá sabedoria e entendimento
3. O Espírito que traz conselho
4. E poder
5. O Espírito que dá conhecimento
6. E temor
7. “Do SENHOR”.
NO simbolismo bíblico sete é o número da obra
perfeita de Deus (cf. Gn 2.2, 3), de modo que "o tronco de Jessé" (Is
11.1) será dotado do Espírito Santo ao iniciar seu ministério messiânico. Há
outra passagem em que ocorre a menção do Espírito em sete facetas, que é
Zacarias 3.9: "...
vejam a pedra que coloquei na frente de Josué! Ela tem sete pares de
olhos...". Nessa passagem há
perfeita supervisão, o cuidado providencial de Deus, o Espírito Santo,
representado pelos sete olhos gravados na “pedra" (provavelmente uma gema
enorme) colocada diante do sumo sacerdote. Aparecem de novo em Zacarias 4.10 e
11: "Pois
aqueles que desprezaram o dia das pequenas coisas terão grande alegria ao verem
a pedra principal nas mãos de Zorobabel". Então ele me disse: "Estas
sete lâmpadas são os olhos do SENHOR, que sondam toda a
terra!". O Espírito Santo em
sua amorosa providência é prometido para a dedicação do segundo templo que
estaria pronto em 516 a.C. Mas é no Apocalipse que os "sete
espíritos" aparecem como indivíduos, não apenas em 1.4, mas em 3.1: "Estas são palavras
daquele que tem os sete espíritos de Deus e as sete estrelas: Conheço as tuas
obras...". Em 4.5: "...Diante dele [do trono] estavam acesas sete
lâmpadas de fogo, que são os sete espíritos de Deus". Em 5.6: "Depois
vi um Cordeiro, que parecia ter estado morto, em pé, no centro do trono,
cercado pelos quatro seres viventes e pelos anciãos. Ele tinha sete chifres e
sete olhos, que são os sete espíritos de Deus enviados a toda a terra".
Parece haver uma conexão bem definida entre o Espírito em sete
facetas de Isaías 11.2 e o de igual número em Apocalipse, que representa o
Senhor, em disfarce externo de sete espíritos distintos, número apropriado à
perfeição de Deus, ao seu cuidado providencial, o tema central de Apocalipse.
O livro todo está cheio de simbolismos; portanto, não deveríamos considerar demasiado
surpreendente que o número sete represente a unidade, de forma tão
extraordinária e impressionante. Afinal, já vimos como o próprio Cristo de início
foi representado em sua glória e ressurreição como o Filho do homem, de cabelos
brancos e olhos flamejantes, trajando uma toga longa que lhe encobria os pés de
cobre reluzente (1.14, 15); em 5.6 ele é representado pelo Cordeiro, cuja
aparência era de quem havia sido morto, dotado de sete chifres e sete olhos. Outra
vez temos o simbolismo de sete que representa um; nesse caso, porém, trata-se
de Deus, o Filho, em vez do Espírito Santo. De modo semelhante, Satanás é
representado por um dragão vermelho, que expele fogo, de sete cabeças e dez
chifres (12.3), parecido com seu primeiro-ministro e representante na Terra, a
besta de dez chifres, dez diademas e sete cabeças, com semelhança de leopardo,
tendo, porém, os pés de urso e a boca de leão (13.2). (No caso de Satanás e do
ditador mundial, o número sete representa a declaração vã de possuir o poder
perfeito de Deus.)
OUTROS SÍMBOLOS SÃO APLICADOS AO ESPÍRITO SANTO
NAS ESCRITURAS. POR EXEMPLO,
Ø ele é mencionado como uma pomba em Marcos 1:10,
Ø é associado ao "vento" em João 3:8,
Ø e à água em João 4:14.
Ø Ele é ainda descrito como "línguas como de fogo" em
Atos 2:3.
Ø Efésios 1:13 diz que somos "selados" pelo Espírito
Santo, o que significa a propriedade que Deus tem sobre nós e a segurança da
nossa salvação.
CONCLUSÃO: Assim
vemos que o Espírito Santo também é simbolizado de maneiras diferentes por toda
a Escritura, sempre usando uma espécie de disfarce apropriado à ocasião.
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