quinta-feira, 1 de março de 2012

Quem são os sete espíritos diante do trono de Deus em Apocalipse 1.4?


Apocalipse 1.4 diz: "... A vocês, graça e paz da parte daquele que é, que era e que há de vir, dos sete espíritos que estão diante do seu trono".

QUEM SÃO OS SETE ESPÍRITOS?   ALGUMAS INTERPRETAÇÕES:

1.    Muitos interprete acredita que seja anjos. Os antigos criam que elevados poderes angelicais habitavam nos planetas e estrelas, ou que seus corpos eram exatamente esses corpos celestes. É possível que esses sete espíritos representem exaltados poderes cósmicos, que estariam sujeitos ao controle de Cristo.
2.    Alguns interpretes pensam que  esses sete espíritos são os mesmos sete arcanjos das especulações judaicas, referidas em Eze 9.2, Tobias 12;15, I Enoque 20: 1-8.
3.    Outros pensam que os sete espíritos fazem meras alusões místicas e simbólicas ao próprio Cristo. Esses espíritos são os sete olhos do Cordeiro, ou seja, as sete  formas básicas da revelação de Cristo no mundo. O Cordeiro tem: sete chifres; sete olhos; esses são os sete espíritos de Deus.

A IDÉIA MAIS PROVÁVEL:

Os sete  espíritos Representam a terceira Pessoa da Trindade (observe que o Pai e o Filho foram mencionados antes, no v. 2) .

 COMO PODERIA O ESPÍRITO SANTO SER REPRESENTADO POR SETE, EM VEZ DE UM?

Bem, a primeira aparição do Espírito Santo em sete facetas ocorre em Isaías 11.2:
1.    O Espírito do SENHOR repousará sobre ele [o Messias],
2.    O Espírito que dá sabedoria e entendimento
3.    O Espírito que traz conselho
4.    E poder
5.    O Espírito que dá conhecimento
6.    E temor
7.    “Do SENHOR”.

NO simbolismo bíblico sete é o número da obra perfeita de Deus (cf. Gn 2.2, 3), de modo que "o tronco de Jessé" (Is 11.1) será dotado do Espírito Santo ao iniciar seu ministério messiânico. Há outra passagem em que ocorre a menção do Espírito em sete facetas, que é Zacarias 3.9: "... vejam a pedra que coloquei na frente de Josué! Ela tem sete pares de olhos...". Nessa passagem há perfeita supervisão, o cuidado providencial de Deus, o Espírito Santo, representado pelos sete olhos gravados na “pedra" (provavelmente uma gema enorme) colocada diante do sumo sacerdote. Aparecem de novo em Zacarias 4.10 e 11: "Pois aqueles que desprezaram o dia das pequenas coisas terão grande alegria ao verem a pedra principal nas mãos de Zorobabel". Então ele me disse: "Estas sete lâmpadas são os olhos do SENHOR, que sondam toda a terra!". O Espírito Santo em sua amorosa providência é prometido para a dedicação do segundo templo que estaria pronto em 516 a.C. Mas é no Apocalipse que os "sete espíritos" aparecem como indivíduos, não apenas em 1.4, mas em 3.1: "Estas são palavras daquele que tem os sete espíritos de Deus e as sete estrelas: Conheço as tuas obras...". Em 4.5: "...Diante dele [do trono] estavam acesas sete lâmpadas de fogo, que são os sete espíritos de Deus". Em 5.6: "Depois vi um Cordeiro, que parecia ter estado morto, em pé, no centro do trono, cercado pelos quatro seres viventes e pelos anciãos. Ele tinha sete chifres e sete olhos, que são os sete espíritos de Deus enviados a toda a terra".

Parece haver uma conexão bem definida entre o Espírito em sete facetas de Isaías 11.2 e o de igual número em Apocalipse, que representa o Senhor, em disfarce externo de sete espíritos distintos, número apropriado à perfeição de Deus, ao seu cuidado providencial, o tema central de Apocalipse.

O livro todo está cheio de simbolismos; portanto, não deveríamos considerar demasiado surpreendente que o número sete represente a unidade, de forma tão extraordinária e impressionante. Afinal, já vimos como o próprio Cristo de início foi representado em sua glória e ressurreição como o Filho do homem, de cabelos brancos e olhos flamejantes, trajando uma toga longa que lhe encobria os pés de cobre reluzente (1.14, 15); em 5.6 ele é representado pelo Cordeiro, cuja aparência era de quem havia sido morto, dotado de sete chifres e sete olhos. Outra vez temos o simbolismo de sete que representa um; nesse caso, porém, trata-se de Deus, o Filho, em vez do Espírito Santo. De modo semelhante, Satanás é representado por um dragão vermelho, que expele fogo, de sete cabeças e dez chifres (12.3), parecido com seu primeiro-ministro e representante na Terra, a besta de dez chifres, dez diademas e sete cabeças, com semelhança de leopardo, tendo, porém, os pés de urso e a boca de leão (13.2). (No caso de Satanás e do ditador mundial, o número sete representa a declaração vã de possuir o poder perfeito de Deus.)

OUTROS SÍMBOLOS SÃO APLICADOS AO ESPÍRITO SANTO NAS ESCRITURAS. POR EXEMPLO,
Ø ele é mencionado como uma pomba em Marcos 1:10,
Ø é associado ao "vento" em João 3:8,
Ø e à água em João 4:14.
Ø Ele é ainda descrito como "línguas como de fogo" em Atos 2:3.
Ø Efésios 1:13 diz que somos "selados" pelo Espírito Santo, o que significa a propriedade que Deus tem sobre nós e a segurança da nossa salvação.

CONCLUSÃO: Assim vemos que o Espírito Santo também é simbolizado de maneiras diferentes por toda a Escritura, sempre usando uma espécie de disfarce apropriado à ocasião.

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... A BÍBLIA É O FENÔMENO EXPLICÁVEL APENAS DE UM MODO – ELA É A PALAVRA DE DEUS...

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O fato de que Deus nos deu a Bíblia é evidencia e exemplo de seu amor por nos, nos ensinando a manter um relacionamento correto com Deus, mas como podemos ter evidencias de que a Bíblia é mesmo a palavra infalível de Deus e não simplesmente um bom livro? O que é único na Bíblia que a separa dos demais livros escritos até hoje? A Bíblia é a verdadeira Palavra de Deus, divinamente inspirada, e totalmente suficiente para todas as questões de fé e prática. Não pode haver duvidas sobre a veracidade bíblica. Ela não é um livro que um homem escreveria se pudesse, ou que poderia escrever se quisesse.

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JANELA 10/40 é uma faixa da terra que se estende do Oeste da África, passa pelo Oriente Médio e vai até a Ásia. A partir da linha do equador, subindo forma um retângulo entre os graus 10 e 40. A esse retângulo denomina-se JANELA 10/40.Calcula-se que até hoje menos da metade da população mundial com as suas etnias e línguas tenham sido confrontadas com o evangelho. A outra parte, com sua maioria absoluta na Janela 10/40, representa uma grande multidão de cerca de 3,2 bilhões de pessoas que ainda são objetos dos empreendimentos missionários do povo de Deus.

DICAS PARA UMA LEITURA PROVEITOSA.

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. Então, aí vai dez dicas para ler sem esquecer, a primeira vista, muitas podem parecer óbvias. Mas não as subestime. Não é sempre que a gente enxerga o óbvio. 1- Não leia cansado nem ansioso. Se for o caso, faça exercícios de respiração antes de começar a leitura. O estresse é o inimigo número um da concentração e, em consequência, da memorização. 2- Tenha vontade de aprender o que será lido. 3- Se não tiver vontade de antemão, procure criar interesse pelo assunto. A curiosidade é a mola da humanidade. 4- Sublinhe as palavras mais importantes e as frases que expressem melhor a idéia central. 5- Analise as informações e crie relação entre elas, seja nas linhas de cima ou com tudo o que você aprendeu na vida, trazendo-as para o seu mundo. A associação de idéias é fundamental. 6- Leve sempre em conta coisas como: 1- Grau de dificuldade do texto (ler um gibi não é o mesmo que ler sobre filosofia). 2- Objetivo (Só querer agradar alguém, e mais nada, não é o melhor caminho para gravar uma informação. 3- Necessidade (querer ler é bem diferente de depender disso). 7- Faça perguntas ao texto e busque respostas nele. 8- Repita sempre, desde ler de novo até contar para laguém o que você leu. 9- Faça uma síntese mental. Organizar bem as idéias já é meio caminho andado. 10- A memória prefere imagens a palavras ou sons. Por isso, tente criar uma história com aquilo que está lendo, com cenas coloridas e movimentadas. Sammy Pulver comentou muito bem a sensação de quem descobriu e está experimentando os prazeres de uma boa leitura: Na vida nos ensinam a amar, a sorrir, a andar, a lutar, mas quando abrimos um livro, descobrimos que também podemos voar.