I. A recompensa é o salario , algo
ganho. A cada qual será dado segundo a sua obra. De nós é requerido o melhor
com os dotes e a misão que recebemos, e seremos contados como responsaveis pelos
mesmos. “Pois é necessário que todos sejamos descobertos perante o
tribunal de Cristo, para que cada um receba o que fez por meio do corpo,
conforme o que praticou, o bem ou o mal.”
O significado do tribunal.
Existem duas palavras traduzidas
por "tribunal" no Novo Testamento.
Plummer escreve:
Em qualquer um dos casos, o tribunal era uma plataforma na
qual se colocaria o assento (sella) do oficial que presidia. Na lxx... [bêma] comumente significa
plataforma ou andaime em vez de assento. Mas em alguns trechos significa uma
plataforma na qual o assento é colocado. No Areópago o [...] [bêma] era
uma plataforma de pedra [...]
De acordo com
Sale-Harrison:
Nos jogos
gregos de Atenas, a velha arena tinha uma plataforma elevada na qual se
assentava o presidente ou juiz da arena. De lá ele recompensava todos os
competidores; e lá ele recompensava todos os vencedores. Era chamado "benta"
ou "assento de recompensa". Nunca foi usado em referência
a um assento judicial. (L. Sale-Harrison,
Judgement seat of Christ, p. 8)
Desse
modo, associa-se a essa palavra a idéia de proeminência, dignidade,
autoridade, honra e recompensa, e não a idéia de justiça e julgamento. A
palavra que Paulo escolheu em referência ao local diante do qual se dará esse
acontecimento deixa prever seu caráter
II.
ASPECTOS
GERAIS DO TRIBUNAL DE CRISTO
1. O tempo. É lógico que o
tribunal não pode acontecer logo após a morte de qualquer cristão. Ele se dará
por ocasião de um tempo especial e determinado depois do arrebatamento da
Igreja.
2. O lugar. Não há texto especifico que declare, mas o contexto
bíblico indica que, uma vez a Igreja arrebatada ate as nuvens, nos céus, a
instalação do tribunal de Cristo, inevitavelmente, terá de ser no céu, nas
regiões celestiais.
3. Os julgados. Quem será
julgado no tribunal? Quais são os sujeitos desse tribunal? Concerteza, as
pessoas julgadas nesse tribunal são os santos remidos por Cristo. O texto de 2
Co 5.1-10 fala daqueles que lutam nesta vida para alcançarem o privilegio de
serem revestidos de uma habitação espiritual no céu. Não haverá discriminação
nesse lugar. Só entrarão os salvos, os remidos. Não haverá lugar nesse tribunal
para julgamento condenatório.
a) Aos ganhadores de almas(Dn
12. 3)
b) Aos servos humildes(Mt 10. 42)
c) Aos benevolentes (Lc
6.35; Ef 6. 8)
4. O juiz. O apostolo
Paulo declara que o exame das obras dos crentes será realizado perante o Filho
de Deus (2 Co 5.10). O próprio Jesus falou que todo o juízo é colocado nas mãos
do Filho de Deus. Faz parte da exaltação de Cristo depois de Sua conquista no
Calvário receber do Pai toda a autoridade e poder para julgar.
Com respeito ao Tribunal de Cristo consulte este Link O TRIBUNAL DE CRISTO
III.
Está comigo a minha recompensa para retribuir a cada um segundo
as suas obras.
1. Alimento espiritual
“Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. Ao
vencedor darei a comer da árvore da vida, que está no Paraíso de Deus”.Ap 2.7
a) O texto lava-nos de volta ao jardim
do Éden, e assegura-nos que aquilo que foi pedido espiritualmente através do pecado , pode ser recuperado
por todos os vencedores.
b) A questão do comer é simbólico
apontando para a obtenção da vida eterna e da nutrição espiritual, com satisfação
de toda e cada necessidade.
c) Compare com o comer do Pão da
vida Jo 6.48. Aquele que se alimenta desse Pão, assume a própria forma de vida
e a própria natureza do Filho, seus efeitos alimentares são transformadores.
d) Obteremos certa forma de imortalidade,
aquele tipo de vida que possui o próprio Deus Pai. Essa arvore simboliza a transmissão
de vida eterna aos homens. Em cristo nos tornamos imortais da mais elevada categoria
(1Jo 3.2).
2. Novo nome
“Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. Ao
vencedor darei do maná escondido e lhe darei também uma pedra branca, e nesta
pedra um novo nome escrito, o qual ninguém sabe senão quem o recebe”. Ap 2.17
a) O simbolismo pode envolver os
jogos públicos, em que os vencedores recebiam uma pedra branca gravada os seus
nomes na mesma, como símbolo da vitoria obtida.
b) Os romanos a chamava de
tesserae. Eram dadas a pessoas especialmente notáveis, as quais daí por diante
, tinham o direito ao sustento publico, eram passada por gerações e poderia
funcionar quase como um cartão de credito.
c) Simboliza a obtenção da
vitoria, o premio da corrida (Fp 3.10).
d) O caráter impar do vencedor é
ilustrado pelo fato que tem um nome que fala de seu ser glorificado e de suas
capacidades especiais de dar gloria ao seu Senhor
3. Autoridade
“Ao vencedor, e ao que guarda as minhas obras até o fim, lhe
darei autoridade sobre as nações”. Ap 2.26
a) Essa é uma promessa relativa
ao milênio estando associada a Apo. 20. 4,6. A promessa é que crentes fiéis
terão posição de poder naquele reino.
b) “... a estrela da manhã ...”
a estrela é um antigo simbolo de senhorio. Corrobora a idéia de poderes reais.
4. Veste de justiça
“O vencedor será assim vestido de vestes brancas: não apagarei o
seu nome no livro da vida, e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante
dos seus anjos”. Ap 3.5
a) Pureza de vida e de caráter, transferida
para as dimensões celestiais
b) Imortalidade obtida através da
santidade.
c) Recebimento do corpo imortal
veiculo da alma, em substituição ao corpo mortal. Tais vestiduras jamais
poderão envelhecer, por serem imortais. A pureza e gloria dos tais jamais
poderão desaparecer. Isso pode ser comparado com a esperança do apostolo Paulo de
ser revestido da imortalidade o que sem duvida inclui a vida do corpo ressurreto,
o que será dado mediante a transformação operada quando do arrebatamento da
igreja (II Co 5.4; ICo 15. 53,54).
5. Coluna do templo de Deus
“Ao vencedor, fá-lo-ei coluna no santuário do meu Deus, donde
jamais sairá; escreverei sobre ele o nome do meu Deus e o nome da cidade do meu
Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu da parte do meu Deus, e também o meu
novo nome”. Ap 3.12
a) Estabilidade, em contraste
com os templos da cidade de Filadélfia, que viviam abalados por terremotos.
b) Os muitos templo e
festividades religiosas de Filadélfia conquistaram para ela o nome de Atenas em
miniatura. Mas o vidente João viu um templo magnificente, dotado de colunas, e muitíssimo
mais atrativo para a alma remida que toda a gloria pagã de Filadélfia.
c) O livro de Apocalipse 21. 22 afirmam
que o Senhor Deus todo poderoso e o Cordeiro são o templo da Nova Jerusalém. Se
o vidente João tenciona dar a entender tal, então , ser alguém uma coluna nesse
templo divino implica em comunhão mística intima com Deus , como quem faz parte
real da personalidade divina.
6. Entronização
“Ao vencedor, fá-lo-ei sentar-se comigo no meu trono, assim como
eu venci e sentei-me com meu Pai no seu trono”. Ap 3.21
a) Nas passagens de Mt 19 . 28;
25. 31 e Lc 22.29 vê-se que Cristo será
entronizado por ocasião de sua parousia. Os crentes reinarão juntamente com
Cristo (Ap 2.10;26; 3. 21 e 20.4). a coroa que os crentes esperam é uma “coroa
real”, e não meramente a de um vencedor de competição esportiva. No livro Ascensão de Isaias, os santos aparecem recompensados
com coroas e tronos. Em IEnoque 108.12,
vemos os santos entronizados. Assim é que os doze apóstolos se assentarão em
doze tronos, a fim de julgar às doze tribos de Israel. O conceito é comum.
b) Os tronos, nos países orientais,
eram largos bastantes para neles se assentarem mais de uma pessoa. O trono aqui
mencionado apesar de ser só um, será ocupado pelo Pai, pelo Filho e pelos
filhos de Deus, uma promessa de significação prodigiosa.
c) O texto subtende a ocupação
que teremos na eternidade; muito haverá para ser feito, muito para ser tentado
e realizado; e isso só poderá ser feito por seres de estatura imensa, a saber,
aquele que compartilharão do próprio tipo e natureza de Cristo.
7. Herança eterna
“O vencedor herdará estas coisas; eu serei o seu Deus, e ele
será meu filho”. Ap 21.7
a) Ouvi uma grande voz, vinda do
trono, dizendo: Eis o tabernáculo de Deus está com os homens e ele habitará com
eles; eles serão o seu povo e Deus mesmo estará com eles, e enxugará toda a
lágrima dos olhos deles. Não haverá mais morte, nem haverá mais pranto, nem
choro, nem dor, porque as primeiras coisas são passadas. Disse aquele que
estava sentado sobre o trono: Eis que faço novas todas às coisas. Ap 21. 4-5. Ele
recebera todas essas coisas novas, todas as imensas bênçãos e as vantagens
eternas prometidas
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