NÃO AMEIS O MUNDO




O mundanismo João 2 . 15-17
“Não ameis o mundo, nem o que há no mundo. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não vem do Pai, mas sim do mundo. Ora, o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus, permanece para sempre.”
Todo crente precisa viver uma vida separada do mundo, para que sua vida seja totalmente controlada pelo Espírito de Deus. Deus é Santo e exige de nós santidade. Ser santo é ser separado das concupiscências deste mundo. Satanás o deus deste século tem disseminando seus malefícios através da falsa filosofia, heresia e da nova moralidade, a fim de embaraças os remidos com as coisas deste mundo, impedindo ou prejudicando sua íntima comunhão com Deus.
I.       MAS QUE MUNDO É ESSE?
A.      Não esta em foco o mundo físico e seus objetos, o autor sagrado não esta nos proibindo de apreciar a natureza e sua beleza, e nem a abandonar as coisas físicas.
B.      Não se refere à ordem geral da criação, o mundo dos universos
C.      Não se refere à humanidade, pois em algumas passagens, também é chamada de mundo, pois o próprio Deus ama esse mundo (Jo 3. 16).
D.      Seu uso é ético e metafísico. Ele aponta em parte para o mundo que se corrompeu com vícios, blasfêmias e a atitude que se olvida de Deus. Mas, também aponta para o sistema do mundo, incluindo o cósmico que é a revolta contra Deus.  Esse sistema cósmico esta sob o controle do maligno ( 1 Jo 2. 13). Quando alguém ama os vícios deste mundo, torna-se escravo deste sistema
O mundo haverá de passar. Os mestres gnósticos ensinavam isso; e o autor sagrado concordava eles ao menos nisso. Mas o individuo só pode permanecer para sempre se estiver cumprindo a vontade de Deus. Isso se consegue através da dedicação ao mundo eterno, e não ao mundo presente. Compete-nos contemplar as coisas que são eternas, porquanto as coisas temporais não se adaptam às necessidades da alma eterna
II.     O MUNDO É UM OBJETO INAPROPRIADO DO NOSSO AMOR
“Não ameis o mundo...” I Jo 2. 15. O primeiro e grande mandamento – amar a Deus de todo o coração e de todas as forças (Mateus 22. 37). Trata-se de um alvo elevadíssimo, que pode ser atingido em parte enquanto o homem ainda esta em seu estado mortal, mas sempre através da comunhão mística com o divino. Os mestres gnósticos, (uma seita dos tempos dos apóstolos), em sua licenciosidade, tinham chegado a amar ao mundo, embora professassem estar separados do mesmo. Supunham inutilmente que suas almas não seriam afetadas, embora seus corpos estivessem mergulhados na lama do mundo, tal como o ouro não pode ser corrompido quando é mergulhado na lama. O autor sagrado mostra que o amar ao mundo incapacita o individuo para amar, verdadeiramente, a Deus. Nesse individuo não habita o amor de Deus. Ele já entregou o seu coração a um rei estranho, tornando-se escravo deste último.
III.  QUE CONDIÇÃO CRITICA
“Se alguém amar o mundo o amor do Pai não estar nele.” essa declaração é similar a do senhor Jesus: Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar a um e amar o outro, ou há de dedicar-se a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas (Mateus 6. 24). A alma não é suficientemente grande para estar dividida em sua dedicação, parte a Deus e parte ao mundo, ao mesmo tempo. Esses princípios são naturalmente antagônicos. A alma que esta dividida contra si mesma finalmente cairá debaixo de seu próprio peso, e em seu caso a inquirição espiritual ficara estagnada ou mesmo será destruída. O “amor do pai” deve ser interpretado como “amor ao Pai”, e não meramente o amor que ele nos confere, dirigindo-nos para as realidades espirituais. O amor ao pai libera o amor ao próximo, pois o amor ao próximo é, na realidade, uma forma de amor a Deus (Mateus 25. 35). Portanto, o amor a Deus nos envolve no mundo; mas na capacidade de servir aos outros e não em capacidade egoísta, em que só procurássemos cumprir nossos desejos pessoais.
“É impossível amar ao mundo e coexistir isso com o amor a Deus; é impossível a coexistência entre a luz e as trevas (Filo).”
“... Por conseguinte devemos fugir da terra para os céus tão rapidamente quanto possível; e fugir e tornarmo-nos como Deus, até onde isso é possível. E tornarmo-nos como Deus é tornarmo-nos santos, justos e sábios.” (taeteto, 126).
Quando nos ocupamos com o vão amor do mundo, fazemos voltar todos os nossos pensamentos e afetos noutra direção; essa vaidade, antes de tudo, deve ser arrancada de nós, a fim de que o amor de Deus reine em nós. Enquanto nossas mentes não forem purificadas, a doutrina anterior (não amemos ao mundo, mas a Deus) poderá ser repetida por cem vezes, sem qualquer efeito: Seria como derramar água sobre uma esfera; não se pode recolher ali uma única gota, porque há lugar côncavo que retenha a água ( Calvino)
IV.  DETALHES DO MUNDANISMO
O autor sagrado passa agora a enumerar os elementos prejudiciais que há no mundo, aos quais não podemos amar; ou então aquele tipo de mundo que não pode ser amado pelos discípulos de Cristo. É um mundo caracterizado pela concupiscência, pelos desejos carnais pelo orgulho, pela busca egoísta dos próprios interesses.
1.       CONCUPISCÊNCIA.  O termo grego epithumia é repetido por duas vezes. Trata-se de um termo comum para indicar desejos de qualquer espécie. O contexto em que essa palavra é usada define seu tipo com freqüência era termo usado em sentido intensivo, isto é ansiar, anelar, desejar ardentemente. E também era usado com um sentido negativo , quando tinha o sentido de paixão maculadora, de concupiscência carnal.
2.       CONCUPISCÊNCIA DA CARNE.  O autor sagrado salienta agora, diretamente, os apetites sensuais, os desejos da carne e pela carne. Os gnósticos licenciosos pensavam que poderiam ajudar ao sistema do mundo na destruição do corpo, a prisão da alma, através de abusos contra o mesmo, mediante excessos e perversões sexuais. Pensavam que, assim fazendo, em nada se corromperia sua alma, mas antes, seria preparada para a fuga para longe do corpo, a sede do pecado. Os escritores do NT sempre tomaram a posição de que o corpo físico não é mal por si mesmo, mas tão somente vitima fácil do principio do pecado, que parte do coração, do homem interior. Outrossim, a consagração ao Senhor inclui, necessariamente, o corpo, pois é nosso veiculo de expressão neste nível terreno da existência. Isso se vê claramente em Romanos 12. 1, 2: “Rogo-vos pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” Além disso, em 1 Coríntios 6, Paulo lamenta o uso errôneo do corpo físico, que é templo do Espírito Santo. Visto ser seu templo , dificilmente pode ser usado para a pratica dos vícios pagãos permitindo-se que as concupiscências egoístas ali residem. Afirma ali Paulo: “Fugi da prostituição. Qualquer outro pecado que o homem comete, é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo.”(1Co 6. 18). Paulo de a entender que os pecados praticados contra o corpo, através da sensualidade exagerada e depravada, são piores que os pecados comuns; exercem um efeito especialmente daninho, corrompendo ao templo de Deus.
O NT adverte-nos contra a mentalidade que pensa que o homem é um mero animal. A biologia natural reduz o homem à química e à endocrinologia, e a psicologia naturalista vê o comportamento humano como mero reflexo de um animal a seu meio ambiente. Mas o NT insiste em que o homem é muito mais do que isso; e, por ser o homem, essencialmente, um espírito, embora aprisionado no corpo, é responsável ao mundo eterno e espiritual.
Consideremos uma sociedade em que até mesmo a propaganda de um automóvel requer apelos de natureza sexual. Consideremos até que ponto  temos ficado degradados  quando a virgindade de uma jovem mínima é zombada como um fenômeno social comparável  ao dos que cortam o cabelo bem rente ou a Billy Graham, conforme afirmou: Aquele que se reduz ao nível animal terminará pó colher a retribuição própria de um animal.
3.       CONCUPISCÊNCIA DOS OLHOS. A visão especialmente no caso do homem é o portão de desejos ilícitos. Mas a concupiscência dos olhos envolve mais do que isso, incluindo grande variedade de satisfações. A preocupação exagerada pela própria aparência e posição; o gosto excessivo pela exibição; o anelo pelo que é vulgar; a distorção do senso natural do belo, mediante o amor ao grotesco.
Jesus advertiu contra a vista como instrumento de tentação (Mateus 5. 27-29). O pecado da cobiça pode ser destacado nesta expressão. Os olhos observam o que lhe é agradável, levando a mente a cobiçar. O resultado é o desejo intenso. O olho jamais se satisfaz (Eclesiastes 1. 8), e quanto mais obtemos mais queremos. Observe que os vários desejos mencionados sempre desviam o homem de Deus.
4.       SOBERBA DA VIDA. Os homens fazem do próprio eu um deus; gastam tudo quanto possuem dinheiro e energias, para o próprio eu. Esquecendo-se do principio do amor, do serviço que deveria ser feito em favor do próximo. Buscam apenas a glorificação própria; são pessoas de natureza fanfarra.
O termo aqui usado é alazoneia, pretensão arrogância, jactância. Os homens buscam exaltação nas riquezas e na posição social, como também de numerosos outros meios , talvez em supostas realizações espirituais, pois o orgulho pode ter muitas manifestações sutis. Maomé dizia: Que tenho eu com os confortos desta vida? O mundo e eu – que conexão há entrenós? De fato, o mundo não é diferente de uma arvore para mim; quando o viajante descansa sob sua sombra, passa adiante.
Existe aquela paixão egoísta de viver acima dos outros e com conforto e lazer excessivos. Essa paixão conduz a várias formas de ostentação, de impropriedades nas vestimentas e na maneira de viver.
Essas é a ...vida de vangloria – de presunção, de desejos pelo louvor e pela deferência, pelo deleite de ser considerado importante, de exercer autoridade sobre outros, de estar em primeiro plano; todas as vaidades vazias da moda e dos costumes, dos títulos e ofícios ; de uniformes e posição, das pequenas imposturas esnobes em cujas coisa os homens caem... Não lhes importando que... Perante Deus, nada disso tenha qualquer valor. O perverso e pequeno “ego” quer que subamos no palco , saracoteando, agitando-nos e fazendo poses.
Cristo veio a fim de nos dar o remédio para tudo isso. Ele veio do Pai; trouxe a mensagem vinda do outro mundo. O homem é um espírito localizado neste plano terreno, na prisão do corpo físico, porque o merece. Contudo, o seu destino é muitíssimo mais elevado do que isso. Todavia, jamais atingirá tal destino, enquanto estiver  amando ao mundo.



Minhas Postagens

... A BÍBLIA É O FENÔMENO EXPLICÁVEL APENAS DE UM MODO – ELA É A PALAVRA DE DEUS...

... A BÍBLIA É O FENÔMENO EXPLICÁVEL APENAS DE UM MODO – ELA É A PALAVRA DE DEUS...
O fato de que Deus nos deu a Bíblia é evidencia e exemplo de seu amor por nos, nos ensinando a manter um relacionamento correto com Deus, mas como podemos ter evidencias de que a Bíblia é mesmo a palavra infalível de Deus e não simplesmente um bom livro? O que é único na Bíblia que a separa dos demais livros escritos até hoje? A Bíblia é a verdadeira Palavra de Deus, divinamente inspirada, e totalmente suficiente para todas as questões de fé e prática. Não pode haver duvidas sobre a veracidade bíblica. Ela não é um livro que um homem escreveria se pudesse, ou que poderia escrever se quisesse.

QUE TEMPO CURTO!

QUE  TEMPO CURTO!
Se for ensinar, haja dedicação ao ensino (Rm 12.7b). Quase todos nós já passamos pela experiência de ver um professor da Escola Dominical ser surpreendido pelo soar do sinal anunciando o término da aula. Muitos são os professores e alunos que vivem se queixando do pouco tempo reservado para o estudo em classe. Alguns professores chegam dizer, frustrados, que a aula terminou exatamente quando começava a tratar da melhor parte do seu conteúdo. A questão não é falta de tempo e sim de planejamento. Quando não há planejamento da aula, não importa o tempo a ela reservado, tudo sairá atabalhoadamente dando a impressão de que está faltando algo. Quando existe planejamento, mesmo que o tempo seja curto, haverá produtividade e satisfação na aula dada. O problema não é o tempo, reafirmo, mas o planejamento. O planejamento de uma aula para a Escola Dominical deve levar em consideração vários fatores.

Alguém precisa fazer algo!

Alguém precisa fazer algo!
JANELA 10/40 é uma faixa da terra que se estende do Oeste da África, passa pelo Oriente Médio e vai até a Ásia. A partir da linha do equador, subindo forma um retângulo entre os graus 10 e 40. A esse retângulo denomina-se JANELA 10/40.Calcula-se que até hoje menos da metade da população mundial com as suas etnias e línguas tenham sido confrontadas com o evangelho. A outra parte, com sua maioria absoluta na Janela 10/40, representa uma grande multidão de cerca de 3,2 bilhões de pessoas que ainda são objetos dos empreendimentos missionários do povo de Deus.

DICAS PARA UMA LEITURA PROVEITOSA.

DICAS PARA UMA LEITURA PROVEITOSA.
. Então, aí vai dez dicas para ler sem esquecer, a primeira vista, muitas podem parecer óbvias. Mas não as subestime. Não é sempre que a gente enxerga o óbvio. 1- Não leia cansado nem ansioso. Se for o caso, faça exercícios de respiração antes de começar a leitura. O estresse é o inimigo número um da concentração e, em consequência, da memorização. 2- Tenha vontade de aprender o que será lido. 3- Se não tiver vontade de antemão, procure criar interesse pelo assunto. A curiosidade é a mola da humanidade. 4- Sublinhe as palavras mais importantes e as frases que expressem melhor a idéia central. 5- Analise as informações e crie relação entre elas, seja nas linhas de cima ou com tudo o que você aprendeu na vida, trazendo-as para o seu mundo. A associação de idéias é fundamental. 6- Leve sempre em conta coisas como: 1- Grau de dificuldade do texto (ler um gibi não é o mesmo que ler sobre filosofia). 2- Objetivo (Só querer agradar alguém, e mais nada, não é o melhor caminho para gravar uma informação. 3- Necessidade (querer ler é bem diferente de depender disso). 7- Faça perguntas ao texto e busque respostas nele. 8- Repita sempre, desde ler de novo até contar para laguém o que você leu. 9- Faça uma síntese mental. Organizar bem as idéias já é meio caminho andado. 10- A memória prefere imagens a palavras ou sons. Por isso, tente criar uma história com aquilo que está lendo, com cenas coloridas e movimentadas. Sammy Pulver comentou muito bem a sensação de quem descobriu e está experimentando os prazeres de uma boa leitura: Na vida nos ensinam a amar, a sorrir, a andar, a lutar, mas quando abrimos um livro, descobrimos que também podemos voar.