quarta-feira, 25 de abril de 2012

A verdadeira Adoração


Cantores, compositores e gravadoras, em sua maioria, têm priorizado o sucesso e o dinheiro. São poucos os que estão dispostos a abrir mão de algumas vantagens para agradar ao Senhor Jesus. Mesmo assim, insisto: nossos hinos de louvor precisam ter propósitos nobres. E os melhores exemplos quanto a letras que, de fato, glorificam a Deus pelos seus feitos estão no livro de Salmos, o único hinário canónico; isto é, que tem o selo da inspiração divina especial. A Harpa Cristã, o Cantor Cristão e outros hinários tradicionais contêm belos hinos, produtos da inspiração divina comum, mas não são canónicos.
Boa parte dos salmos bíblicos começa com mandamentos como "Louvai" e "Cantai", estimulando-nos a priorizar o louvor ao Senhor. Se tomarmos como base esse livro bíblico, a maioria dos nossos hinos deveria ser de enaltecimento ao nome do Senhor. O propósito primário dos cânticos, em um culto a Deus, deve ser enaltecer o Senhor pelos seus atos poderosos.
Quanto à Harpa Cristã (hinário oficial das Assembleias de Deus, editado pela CPAD), a despeito de não ser perfeita, procura não divergir das características dos Salmos. A maioria das suas composições — de autoria de homens piedosos, como Gunnar Vingren, Samuel Nyström, Paulo Leivas Macalão, O. S. Boyer, Emílio Conde e José Pimentel de Carvalho — é de louvor a Deus. Mas ela também apresenta alguns hinos con­tendo mensagens inspirativas para os servos de Deus, como esta: "Não desanimes, Deus proverá; Deus velará por ti; sob suas asas te acolherá; Deus velará por ti. Deus cuidará de ti, no teu viver, no teu sofrer. Seu olhar te acompanhará; Deus velará por ti".
Sempre existiram hinos com mensagens animadoras, confortantes para o crente, os quais não priorizam as palavras de louvor dirigidas a Deus. Diante desse fato, até que ponto é errado dirigir-se aos crentes com palavras motivadoras, em vez de louvar a Deus pelos seus feitos? Errado não é. O pro­blema está no excesso de composições com letras direciona-das aos crentes, e também nas heresias e incongruências que podem estar contidas nessa modalidade de composição, caso o compositor não seja um verdadeiro adorador. Não há problema algum em uma parle dos hinos evangé­licos conterem mensagens inspiradoras, em que se menciona o cuidado de Deus para com os seus servos fiéis. Mas o que é preocupante é o fato de a maioria das composições evan­gélicas da atualidade não pertencer à modalidade louvor e adoração. Quase todas são mensagens para crente. estão priorizando a autoajuda, o triunfalismo e também o revanchismo (senti­mento de vingança).
O louvor abaixo expressa uma verdadeira adoração, deveria ser cantado em nossas igrejas. Observe a letra:
Deus grandioso ser jamais criado principio e fim não 
delimitam tua história, excelso espírito, supremo e iluminado,
pai excelente, santo e puro em áurea glória.

Como explicar-te a criatura que é tão breve, que esculturas- te
da poeira esquecida, mais adorar-te é o que se pode e o que 
se deve, na gratidão de quem do nada deste á vida.
No principio, era o verbo e o verbo era sublime parte de ti 
mesmo que fluía, e quando alçaste pelo cosmo a grande
esfera, traçaste o plano da perfeita harmonia.
Deus na apoteose da verdade, á via láctea estendeste no 
espaço, e aos turbilhões constelações de eternidade, tu
colocaste em ordamento os teus passos.



referencias: Niterói, agosto de 2009; Ciro Sanches Zibordi, pastor-Erros que os Adoradores Devem Evitar

Nenhum comentário:

Minhas Postagens

... A BÍBLIA É O FENÔMENO EXPLICÁVEL APENAS DE UM MODO – ELA É A PALAVRA DE DEUS...

... A BÍBLIA É O FENÔMENO EXPLICÁVEL APENAS DE UM MODO – ELA É A PALAVRA DE DEUS...
O fato de que Deus nos deu a Bíblia é evidencia e exemplo de seu amor por nos, nos ensinando a manter um relacionamento correto com Deus, mas como podemos ter evidencias de que a Bíblia é mesmo a palavra infalível de Deus e não simplesmente um bom livro? O que é único na Bíblia que a separa dos demais livros escritos até hoje? A Bíblia é a verdadeira Palavra de Deus, divinamente inspirada, e totalmente suficiente para todas as questões de fé e prática. Não pode haver duvidas sobre a veracidade bíblica. Ela não é um livro que um homem escreveria se pudesse, ou que poderia escrever se quisesse.

QUE TEMPO CURTO!

QUE  TEMPO CURTO!
Se for ensinar, haja dedicação ao ensino (Rm 12.7b). Quase todos nós já passamos pela experiência de ver um professor da Escola Dominical ser surpreendido pelo soar do sinal anunciando o término da aula. Muitos são os professores e alunos que vivem se queixando do pouco tempo reservado para o estudo em classe. Alguns professores chegam dizer, frustrados, que a aula terminou exatamente quando começava a tratar da melhor parte do seu conteúdo. A questão não é falta de tempo e sim de planejamento. Quando não há planejamento da aula, não importa o tempo a ela reservado, tudo sairá atabalhoadamente dando a impressão de que está faltando algo. Quando existe planejamento, mesmo que o tempo seja curto, haverá produtividade e satisfação na aula dada. O problema não é o tempo, reafirmo, mas o planejamento. O planejamento de uma aula para a Escola Dominical deve levar em consideração vários fatores.

Alguém precisa fazer algo!

Alguém precisa fazer algo!
JANELA 10/40 é uma faixa da terra que se estende do Oeste da África, passa pelo Oriente Médio e vai até a Ásia. A partir da linha do equador, subindo forma um retângulo entre os graus 10 e 40. A esse retângulo denomina-se JANELA 10/40.Calcula-se que até hoje menos da metade da população mundial com as suas etnias e línguas tenham sido confrontadas com o evangelho. A outra parte, com sua maioria absoluta na Janela 10/40, representa uma grande multidão de cerca de 3,2 bilhões de pessoas que ainda são objetos dos empreendimentos missionários do povo de Deus.

DICAS PARA UMA LEITURA PROVEITOSA.

DICAS PARA UMA LEITURA PROVEITOSA.
. Então, aí vai dez dicas para ler sem esquecer, a primeira vista, muitas podem parecer óbvias. Mas não as subestime. Não é sempre que a gente enxerga o óbvio. 1- Não leia cansado nem ansioso. Se for o caso, faça exercícios de respiração antes de começar a leitura. O estresse é o inimigo número um da concentração e, em consequência, da memorização. 2- Tenha vontade de aprender o que será lido. 3- Se não tiver vontade de antemão, procure criar interesse pelo assunto. A curiosidade é a mola da humanidade. 4- Sublinhe as palavras mais importantes e as frases que expressem melhor a idéia central. 5- Analise as informações e crie relação entre elas, seja nas linhas de cima ou com tudo o que você aprendeu na vida, trazendo-as para o seu mundo. A associação de idéias é fundamental. 6- Leve sempre em conta coisas como: 1- Grau de dificuldade do texto (ler um gibi não é o mesmo que ler sobre filosofia). 2- Objetivo (Só querer agradar alguém, e mais nada, não é o melhor caminho para gravar uma informação. 3- Necessidade (querer ler é bem diferente de depender disso). 7- Faça perguntas ao texto e busque respostas nele. 8- Repita sempre, desde ler de novo até contar para laguém o que você leu. 9- Faça uma síntese mental. Organizar bem as idéias já é meio caminho andado. 10- A memória prefere imagens a palavras ou sons. Por isso, tente criar uma história com aquilo que está lendo, com cenas coloridas e movimentadas. Sammy Pulver comentou muito bem a sensação de quem descobriu e está experimentando os prazeres de uma boa leitura: Na vida nos ensinam a amar, a sorrir, a andar, a lutar, mas quando abrimos um livro, descobrimos que também podemos voar.